Como aplicar manta asfáltica?
Manta Asfáltica
Cada situação de impermeabilização exige um correto procedimento, para que futuramente se evite transtornos. Evitando o uso incorreto de produtos e apresentando de forma clara os segredos de aplicação dos mesmos, torna a impermeabilização segura por muitos anos. Atualmente, quando se quer qualidade em impermeabilização de lajes, vigas e baldrames, o produto que está "na moda" e sendo certeza de segurança é a manta asfáltica.
Mantas asfálticas são produtos impermeáveis, duráveis, flexíveis e de fácil aplicabilidade. São produzidos a base de asfaltos modificados com polímeros e estruturados com:
Tecido poliéster (são as mais resistentes)
Fibra de vidro (excelente qualidade, porém menos resistentes)
Como aplicar manta asfáltica em lajes?
R: Em primeiro lugar, deve-se verificar as condições do piso. Tal verificação é em relação ao acabamento do piso, e sua declividade para os ralos, pois caso existam os mesmos, é necessário que a laje possua uma declividade em direção a esses ralos para facilitar o escoamento da água. Por isso que o primeiro procedimento de aplicação da manta é a regularização do piso.
A regularização tem por finalidade definir o escoamento d'água e corrigir as irregularidades do concreto que podem ferir a manta, prejudicando a qualidade da impermeabilização. O trabalho de regularização consiste em aplicar uma camada de argamassa desempenada de cimento e areia traço 1:4 com uma espessura no mínimo de 2 cm, e caimento de 1 % para os coletores. Caso a superfície que irá receber a camada de regularização possua fissuras ou trincas, as mesmas devem ser preenchidas com poliuretano (Sikaflex 221, Nitoseal PU 30, etc) ou resinas epóxi (Sikadur, Compound Adesivo, Nitobond PD/EPMF, etc). OBS: Todos os cantos e arestas devem ser arredondados
Depois de endurecida a camada de regularização, aplica-se uma camada de primer com rolo ou trincha. Primer é um asfalto diluído que auxiliará na adesão da manta. A esta operação chamamos de Imprimação da Superfície.
Antes de iniciar a aplicação da manta, devem-se fazer arremates ao redor de ralos, caso os mesmos existam. E porque fazer isso? A maioria de problemas referentes a impermeabilidade após a aplicação da manta se dá devido a falta de atenção com os ralos ou canos tanto em lajes, como em piscinas, etc. Por isso os mesmos merecem uma atenção redobrada e receber reforços antes da aplicação da manta na superfície. Fazer rebaixo de 1 cm na regularização ao redor do ralo para facilitar o escoamento da água. Este rebaixamento será um quadrado em volta do ralo com aresta de 40 cm. Então é feito o arremate do ralo.
Para tubulações aparentes, devem-se realizar também reforços. Também esse tipo de desconsideração provoca defeitos futuros de impermeabilização.
Após feito isso começar a aplicação da manta. Com ajuda de um maçarico, proporcionar a aderência total da manta asfáltica. Passar o maçarico em zig-zag sobre a manta. Note que o aquecimento deve derreter a manta e aquecer a superfície imprimada para auxiliar na aderência. No momento em que se perceber o asfalto brilhar e abrir, adere-se a manta imediatamente.
Após feito isso começar a aplicação da manta. Com ajuda de um maçarico, proporcionar a aderência total da manta asfáltica. Passar o maçarico em zig-zag sobre a manta. Note que o aquecimento deve derreter a manta e aquecer a superfície imprimada para auxiliar na aderência. No momento em que se perceber o asfalto brilhar e abrir, adere-se a manta imediatamente.
Aplicado a manta segundo informações do fabricante e ou fornecedor, com exceção da manta aluminizada e ardosiada, deve-se fazer uma proteção mecânica com argamassa de cimento e areia. Pra que isso? A manta asfáltica não combina com os raios ultra violetas. No caso de mantas com filmes de alumínio ou com grãos de ardósia, esse cuidado é desnecessário e podem ficar como acabamento, porém não pode receber tráfego de pessoas, pois com o tempo perdem a resistência.
Os europeus, utilizam antes da proteção mecânica, chapas de isopor ou espuma com filmes asfálticos que são aderidos logo após a aplicação da manta para fazer o isolamento térmico e acústico. Feita a proteção mecânica, o piso, parede, etc podem receber qualquer outro tipo de revestimento: piso cerâmico, azulejos, parquet, etc...