Passo a passo – Pintura impermeabilizante de poliuretano.
Este mês a Doutor Resolve está tratando sobre assuntos relacionados a serviços de pinturas, a dica de hoje é dobre pisos impermeabilizantes de poliuretano, geralmente estes pisos são utilizados em pátios, garagens, concessionárias, quadras de esportes e entre outros diversos ambientes, fique de olho neste material que vamos ensinar o passo-a-passo.
A execução do revestimento, também conhecido como porcelanato líquido, requer atenção nas etapas de recomposição do rejuntamento e de aplicação de primer nivelador, quando corretamente aplicada, a pintura impermeabilizante à base de poliuretano alifático permite revitalizar pisos antigos e desgastados de cerâmica, ardósia, pedras naturais, cimento e de madeira sem quebra-quebra e sujeira, proporcionando um acabamento liso brilhante nas cores bege, branca ou cinza.
Pode ser aplicada em áreas comerciais e residenciais de ambientes internos ou externos. Em todos os casos, porém, é imprescindível verificar as condições prévias da base. Além de bem impermeabilizada, deverá estar totalmente seca e livre de umidade (sem nenhum contato com água por, pelo menos, três dias) no momento da aplicação. Do contrário, ocorrerá desplacamentos.
O produto tem forte odor de solvente. Portanto, é altamente recomendável que a aplicação seja feita em ambiente ventilado. Rolos usados jamais devem ser utilizados nessa etapa, sob pena de comprometer a qualidade do acabamento superficial.
A aplicação pode ser feita com ou sem a marca de rejunte. Caso queira “apagar” o rejuntamento, o tapa-rejunte deverá ser aplicado até a cota do acabamento a ser coberto. Vale ressaltar que o produto não deve ser aplicado sobre betumes (asfalto ou piche). Esses resíduos impedem a secagem do material e causam manchas irreversíveis no acabamento.
Confira nas próximas páginas como executar corretamente a aplicação do produto:
FERRAMENTAS E EPIS
Bandeja, misturador, rolo de veludo (especial para epóxi), espátula metálica, espátula de plástico, trincha, capacete, luvas, máscara e óculos.
Passo 1 - Certifique-se de que não há sujeira ou nenhum traço de umidade no local onde o produto será aplicado. Em caso de chuva ou contato com água, aguarde, no mínimo, 48 horas para iniciar a aplicação.
Passo 2 - Se necessário, limpe a superfície com o auxílio de uma trincha.
Passe 3 - Remova poeira e sujeiras finas com um pano. Se necessário, utilize um produto limpa-pedra para limpar a base. Qualquer traço de cera, resina ou tinta também deve ser removido por completo.
Passo 4 - Prepare o tapa-rejunte, misturando-o com água na proporção indicada pelo fabricante
Passo 5 - Aplique o produto com uma espátula. Caso queira “apagar” a marca, nivele o produto na cota do material de acabamento a ser coberto (no caso desse passo a passo, o piso cerâmico).
Passo 6 - Após três horas, com o produto já seco, limpe a superfície retirando o excesso com uma espátula plástica.
ATENÇÃO!
Não utilize água nessa etapa!Passo 7 - Prepare o primer nivelador, misturando os componentes (base e endurecedor) por cerca de quatro minutos. A mistura deve estar bem homogênea antes de ser aplicada na superfície.
Passo 8 - Inicie a aplicação do produto pelos cantos, recortes e rodapés, utilizando um pincel ou uma trincha.
Passo 9 - Com um rolo de veludo ou de material resistente a solvente, finalize a aplicação no restante da área.
Passo 10 - Espere de quatro a seis horas para dar prosseguimento às demais etapas de aplicação.
Passo 11 - Após finalizada a secagem do primer nivelador, inicie a preparação do acabamento em resina de poliuretano, misturando os componentes (catalisador e endurecedor) por quatro minutos.
ATENÇÃO!
É muito importante certificar-se de que a bandeja a ser usada nessa etapa esteja livre de qualquer produto ou material que possa comprometer o desempenho do revestimento.
Passo 12 - Novamente, inicie a aplicação da primeira demão do produto pelos cantos, recortes e rodapés.
Passo 13 - Aplique o produto em toda área restante, utilizando um rolo de veludo ou de material resistente a solvente.
Passo 14 - Aguarde de oito a 12 horas e finalize o serviço com a aplicação da segunda demão do produto.
Passo 15 - Após a aplicação da última demão, a superfície estará liberada para trânsito e circulação em 48 horas.
Fonte: doutorresolve